A minha foto
Nome:
Localização: Luanda, Angola

Apenas conhecemos o que sabemos comunicar, expressar!

5.6.07

Os monstros europeus

Os designam carinhosamente “Hybrids” e “Chimbrids”. São embriões resultados da soma de material genético humano com os óvulos animais a causa da chamada liberdade de pesquisa científica. Colocam-se as questões legais e éticas, mas, servem apenas para distrair os menos atentos e fazer-se com isso mais publicidade. A história é sempre quase idêntica. Como noutras caças de células estaminais, diz-se que os embriões desses hybrids poderão produzir substâncias medicamentosas ou sei lá o quê para beneficiar gente carenciada e necessitada de tais produtos, ou simplesmente para escopos de manipulação científica.

Segundo o jornal italiano avvenire, grandes lobbies farmacêuticas e científicos vão dando empurrões a estas experiências na Europa. Há dois hanos, formou-se uma comissão de 25 expertos designada «Hybrids & Chimbrids in Corporative European and International Research» que já terá gasto mais de 600 mil euros neste tipo de hibridação de genes humanos com os de animais. Em próximo Setembro, esta comissão deverá publicar os resultados definitivos das operações ora em curso.

Entretanto, o governo británico já aprovou a lei que apartir de Novembro deste ano autorizará a pesquisa científica com os embriões da fusão dos genes humanos com os dos animais, os ditos «cybrids». Pensa-se que esta pesquisa venha a produzir celulas estaminais para se curar doenças como parkinson, huntington e outras.

Mas, não se fica por aqui, a fecundação de óvulos de coelhos ou cágados, por exemplos, com os espermatozóides humanos já é feita nos laboratórios, aguardando apenas o aval dos governos para seus fins dito científicos ou medicinais.

Muita gente no entanto pensa que devia-se meter um pouco de freio a essas curiosidades científicas, reconhecendo-se os limites da ciência. De facto, nem tudo que é tecnicamente possível é eticamente viável. Outros além de considerarem inúteis e imorais essas experiências científicas, acham mesmo que os monstros criados nestes laboratórios podem ser perigosos para a sociedade.

Há aqui na Europa sonhos muito ambiciosos que podem custar muito curo a todos. Os velhos não querem mais ter rugas na sua velhice. As velhas pretendem ser eternamente jovens. As senhoras não querem sentir dor materno, outras nem sequer têm tempo para a tal gestação, alugam úteros ou recomendam a tal fecundação in vitro. A vontade de se apagar a dor e proporcionar-se mais e maior prazer é forte. E não faltam pessoas dispostas a satisfarem tais “necessidades” a todo custo. Há também uma camuflada vontade de perfeição da prole com olhos, sexo, altura, composição do DNA isenta de doenças, etc, previamente solicitados através da tecnologia. E neste fanatismo científico, não falta quem pense realizar o sonho de Nietzche ou Hitler de vir-se a fabricar uma raça pura ou ao menos um súper-homem. A esse andar, não me surpreenderá nada se um dia desse ouvir que naqueles laboratórios de manipulação humana saltou um virus x ou um monstro y a fustigar os seus criadores.