A minha foto
Nome:
Localização: Luanda, Angola

Apenas conhecemos o que sabemos comunicar, expressar!

22.10.07

A «PEDRA DE CORAÇÃO» A ESCASSOS PASSOS DE LUANDA


A povoação designada «Cabo de S. Braz» fica a cerca de 150 quilómetros do sul de Luanda, um aglomerado de mais de duzentas famílias, na sua maioria gente pescadora. Não mais de três quilómetros ao sul desta aldeia, encontra-se a beira mar a chamada «pedra de coração», uma pedra com cerca dois metros de diâmetros e quase trezentos Kilogramas, e que tem servido de grande interesse turístico, nos últimos tempos.
Segundo os ditos dos mais velhos da povoação, a «pedra de coração» é obra da natureza. Nenhum ser humano terá esculpida aquela pedra em forma de coração humano. Entretanto, a pedra parece ter sido cuspida pelas ondas do mar daquele Cabo, embora a hipótese de ter sido descoberta das encostas argilosas pelas fúrias das Kalemas da zona não seja totalmente descabida.
Certo porém é que a «pedra de coração» do Cabo de S. Braz, na província do Bengo, tem já muitas e diferentes lendas ligadas às estórias e histórias de amor e namorados, e já começou a ser um ponto de convergência turística muito movimentada. «Aqui, semanalmente, vem muitos brancos», confessou-me um dos pescadores que nos servia de guia, ontem. Pessoas há que até têm montado alí as suas tendas nalguns fins-de-semana, para não só contemplar a pedra de coração, senão também gozar do fantástico panorama, praias e Kalemas que o lugar tem oferecido fabulosamente aos seus hóspedes.
É pena que lugar tão espectacular como aquele não tenha sequer um restaurante, nem um WC público. Os angolanos têm mesmo pouco tacto para com os business. Tanto é assim que o Cabo de S. Braz deve estar a aguardar ainda pelos eventuais complexos turísticos dos sul-africanos, portugueses ou doutros aventureiros libaneses por chegar em Angola.