A minha foto
Nome:
Localização: Luanda, Angola

Apenas conhecemos o que sabemos comunicar, expressar!

10.3.08

“MULHER ZUNGUEIRA” COMEMORADA EM ROMA


Publico a síntese da omenagem feita a mulher angolana pela comunicade angolana em Roma:
A Fraternidade Angolana na Itália, comemorou com festa, em Roma, o dia da Mulher, no passado Domingo, dia 9 de Março.
Estiveram presentes Mulheres de Angola, da Argélia, dos Camarões e da Itália, e homens italianos e angolanos dentre os quais alguns diplomatas.
Na abertura do acto, os homens entregaram flores à todas as mulheres, e o presidente da Fraternidade, Padre José Bragança, exprimiu os agradecimentos à Mulher e enfatizou o valor do diálogo para a superação das mentalidades machistas e feminista, que deturpam a verdadeira imagem da Mulher.
Depois do Vice-presidente da Fraternidade, Padre António Bengui, ter mencionado os pontos fundamentais da carta do Papa João Paulo II, sobre a dignidade da mulher, para estimular o diálogo aberto, a Senhora Sylvia Bello, finalista de curso de Ciências Sociais e a Senhora Catia Tchimbinga, economista, membros da nossa comunidade, proferiram umas breves comunicações.
Catia Tchimbinga falando da dignidade da “Mulher Rural” e da “ Mulher zungueira”, salientou as potencialidades da mulher e a necessidade que têm de uma informação adequada para usarem todos os meios disponíveis para o seu desenvolvimento económico, cultural e familiar.
Sylvia Bello, contou-nos a sua experiência do grupo feminino “Santa Cecília”, do qual fizeram parte heroínas e ilustres Senhoras da sociedade angolana. Focalizou algumas dificuldades e alegrias vividas pelas componentes do grupo, no empenho em favor do bem comum, na afirmação dos valores cívicos e culturais, e na promoção da união entre as pessoas.
Valiosas contribuições dos participantes e canções tornaram o debate animado. No final os participantes exprimiram a seu contentamento e agradecendo a iniciativa, pediram outros encontros para aprofundar alguns aspectos ligados ao tema.
Depois do debate, passou-se para o convívio a boa maneira angolana. E nesse clima festivo, queremos fazer chegar à todas as mulheres do mundo e em especial a Mulher de Angola, os nossos muitos parabéns e o propósito de colaborar pela dignidade da Mulher.
A Fraternidade Angolana na Itália, é uma associação não lucrativa, aberta à todos os angolanos com residência na Itália, e propõe-se em reunir os angolanos, incentivar o espírito de respeito e estima, de comunhão e solidariedade, fomentar a ajuda mútua, partilhar alegrias e tristezas uns dos outros e cultivar sempre mais o espírito de fraternidade e amizade.

1 Comments:

Blogger Unknown said...

Julgo ser uma homenagem merecida, tendo em conta ao grande sacrifício que elas empreendem, nao só para dignificar as suas familías, sobretuso em gesto de reconhecimento ao tributo que têm prestado, visto que no final da cerimónia, os participantes exprimiram a seu contentamento e agradecendo a iniciativa, pediram outros encontros para aprofundar alguns aspectos ligados ao tema.

2/18/2014  

Enviar um comentário

<< Home