A minha foto
Nome:
Localização: Luanda, Angola

Apenas conhecemos o que sabemos comunicar, expressar!

31.3.12

Os crimes baixaram nos musseques de Luanda, graças a presença dos polícias


A criminalidade baixou significativamente nos bairros periféricos de Luanda devido a presença e acção dos agentes de ordem pública nestas localidades. Obtive esta informação da parte de 236 estudantes do Instuto Superior Politécnico Kangonjo de Angola (ISKA) residentes em Cacuaco, Viana, Cazenga e Sambizanga por ocasião de uma “redacção sobre as condiçoes sociais” de seus respectivos bairros.
A informação me parece significativa por vir de gente residente naquelas localidades e por contrastar com os sentimentos generalizados de insegurança nos musseques de Luanda. Referimo-nos a bairros como Uíje, Boa Esperança, Pescadores, Eco-campo, Balumuka, Kikolo, Petrangol, São Pedro da Barra, Pedreira, Kawelele, Mulemba, Wanguengué, Vidrul, Cerâmica, Bate-Chapa, Compão, Capalanca, Zona Verde, Paraíso, Zango, Estalagem, Hogi ya Henda, Sonef, IFA, Rangel, Campismo, Ilha da Madeira, etc. A falta de urbanização como nota característica destas zonas tem inviabilizado as acções articuladas dos polícias no combate ao crime.
Nas suas composições académicas, os estudantes dos Cursos de Direito e Saúde do ISKA são igualmente unânimes em lamentar a falta de bens e serviços públicos indispensáveis a uma vida digna naquelas localidades, ou seja, a falta de água potável, energia electríca, saneamento básico, centros hospitalares, ruas asfaltadas e iluminadas, escolas e transportes públicos e outros. Os cerca de dois milhões de habitantes aí residentes viram-se como podem, isto é, com águas de cisternas, geradores, lixos, charcos, lodo, poeira, postos médicos e escolas privadas, candongueiros e kupapatas.
Lendo estes trabalhos, constatei também a existência de muita juventude desocupada, por isso, vagabunda e viciada em alcool e sexo (namoriscos). Mas (reconhecem os estudantes) muitos jovens estão procurando abandonar aqueles vícios e ociocidades para se dedicarem à formação académica, profissional e ao emprego. O MAPSS mediante alguns centros de ofícios parece estar a recuperar alguns tantos destes jovens.
As acções de combate sistematica de deliquência da parte da polícia nacional e do combate ao desemprego do MAPSS deveriam ser encorajadas e multiplicadas, alocando-as de mais meios, técnicas e pessoas mais adequados porquanto evidenciam soluções pragmáticas sustentáveis para alguns problemas crónicos da nossa sociedade. Por mim, o Governo não vai conseguir construir casas para todos. Enquanto requalifica alguns bairros desordenados, deve criar ou apoiar iniciativas de criação de bens e serviços necessários para uma habitação digna dos cidadãos nas suas respectivas comunidades.