A minha foto
Nome:
Localização: Luanda, Angola

Apenas conhecemos o que sabemos comunicar, expressar!

8.2.07

Costumes Sociais Italianos II



As cidades antigas italianas são quase obras de arte. O turismo é uma das principais fontes financeiras dos italianos. Cada dia cerca de um milhão de turista gira o país, procurando, aqui e acolá, uma pedra antiga, uma ruína vernizada, um castelo famoso, um templo envelhecido pelos séculos. A propósito, uma cauda de quase um km dos turistas pode ser visto diariamente entre os muros do Vaticano, curiosamente, muitos chineses e japoneses (não cristãos) sedentos em visionar as coisas antigas do muséu Vaticano. Cidades como Roma, Venézia e Firenze encabeçam a lista dos turistas, na sua maioria, chineses, japoneses, americanos e outros europeus.


É divertente ver um italiano ao telemóvel. Parece falar mais com as mãos do que com a boca. O cenário e a cadência de gestos das mãos fazem-nos pensar num dirigente de coro ou orquestra. Os turistas riem-se e divertem-se ao se depararem com semelhantes espectáculos nos meios públicos.


Mais da metade dos 60 milhões dos italianos são velhos. Dos 3 que encontro na rua, apenas 1 é jovem. Durante o verão, muitos desses morrem improvisadamente. O tecido social e a mão de obra está sendo reforçada pela imigração, particularmente oriunda do leste europeu. Muitos velhos sem parentes estão sendo assistidos pelas senhoras latino-americanas, africanas ou do leste. Mensalmente centenas de imigrantes clandestinos chineses e africanos entram pelas águas italianas apoiados por uma rede crimiminosa que caça dinheiro fácil e uma mão de obra barata para os diversos empreendimentos económicos no norte de Itália. São todos eles homens e mulheres dos 20 a 40 anos de idade. Mas muitos desses clandestinos param hoje na rua por diversos motivos. E para acudirem ao estômago, vendem bugigangas nas ruas como ambulantes. A maioria desses são nigerianos. As raparigas nigerianas vendem-se ao cair da noite. Em Roma até já virou costume considerar os negros por nigerianos.


Curiosamente os italianos ignoram a África. Para muitos, África não passa dum país infestado de misérias, guerras, sida, malária, corrupção, deserto, macacos, leões e elefantes. Me tenho avistado com muitos padres que não sabem localizar Angola no mapa africano. USA, Inglaterra e França são os países de referência dos italianos. Muitos intelectuais italianos aí foram formados. O inglês é praticamente a segunda língua oficial da classe média italiana, depois dos dialetos locais.


Me surpreende a apreciação da pele negra da parte dos italianos. Eles gostam realmente da cor negra, melhor, morena. Dizem ser uma cor bela e atraente à vista. Nas publicidades não faltam imagens de negros/negras. Não ficam por aqui. Os modelos deles de estética aprovam a cor morena e detestam a branca. Por isso, no verão, quando faz calor de morrer, deixam as cidades semi-desertas, acorrem todos às praias. Lá passam dias a apanhar o sol até ficarem quase queimados como carne grelhada, melhor, «bionda», loiros como sugere os modelos estéticos. Nalgumas Igrejas e santuários, a nossa Senhora é negra, melhor, preta. Nas ruas, os miúdos acenam os negros com simpatia tanto quanto se fanatizam das estrelas negras dos filmes e do futebol.


Ainda assim, tenho aqui um colega angolano que morre de medo dos brancos. Viu com seus próprios olhos na Europa alguns pretos morrerem por uns fanáticos raciais. E aqui não deixa de ver imagens terrificantes de italianos violentos no futebol e que se matam como ratos por ninharias. A meu ver, os italianos têm sim nervos a flor da pele, mas não me parece que sejam violentos nem racistas.

14 Comments:

Anonymous Anónimo said...

muito legal cú

2/24/2008  
Anonymous Anónimo said...

muito legal

2/24/2008  
Anonymous Anónimo said...

2/24/2008  
Anonymous Anónimo said...

esse trosso tá uma merda

5/08/2008  
Anonymous Anónimo said...

esse trosso não é nada vê com costumes italianos

8/08/2008  
Anonymous Anónimo said...

Você devia te resumido cara!!!
duuh!!!
mais ta daora velhooo
t AMÚUU
SACCCOOOOO A PARADA

8/18/2008  
Blogger Unknown said...

LoL...
ta um cúú!!!
nds ver!

9/16/2008  
Anonymous Anónimo said...

realmente esse documento não tem nada a ver c0om o asuunto dos custumes italianos alem disso e por causa de lixo eletronico comoesse que quado alguem tem que fazer uma pesquisa ele gasta horas e horas na frente do pc so para achar algo que preste e com certeza esse artigo não e um dele

5/24/2009  
Anonymous Anónimo said...

essa é uma merda ,não tem nada haver com costumes italianos ------------' _|_

6/01/2009  
Anonymous Anónimo said...

ISSO TA UMA MERDA, UMA PORRA DOS INFERNOS NUNCA VOU MANDAR MEUS COLEGAS PESQUISAREM AQUI SEUS MERDAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!

9/11/2009  
Anonymous Anónimo said...

esse monte de animais, quer fazer pesquisa, vai na biblioteca caralho, essa é a opinião do gajo, otários, nunca foram na itália e ficam vomitando asneira... é a opinião do cara e fodam-se .... e quer saber? é isso mesm que o portuga tá contando.Ele só esqueceu que a pizza italiana é uma bosta!

9/11/2009  
Anonymous Anónimo said...

que porra e essa nao tem nada que preste nese saite que bosta

9/14/2009  
Anonymous Anónimo said...

Ta muito grande,devia resumir!!!

9/14/2009  
Anonymous Anónimo said...

Nossa amigo não se iluda voce nunca sera como eles ou aceito por eles,existe tolerancia racial,mas gostar tanto da cor tu estas exagerando.Meu marido é italiano do norte e assim como ele e seus amigos escuto absurdos sobre negros e chineses.Isso porque eu sou mestiça japonesa com brasileiro,sou linda de tudo uma Sabrina Sato e ouvi muitas vezes ele me falando,voce é japonesa ainda bem porque se fosse chinesa é stronze,ele comenta em nostra casa tutti é sony,dvd,tv...chinese va cagare sobre negros entao,cada comenario infelizmente

2/16/2012  

Enviar um comentário

<< Home